Projetos
ParticipeA missão da Organização de Auxílio Fraterno é acolher e educar crianças em situação de risco e exclusão social, contribuindo para o resgate de sua identidade e dignidade.
Projetos
Serviço Social
O Serviço Social atua no acolhimento e escuta de crianças e adolescentes, realizando entrevistas, análises de documentos, visitas domiciliares, atendimentos e observações com familiares. Os profissionais do setor elaboram relatórios sociais, que funcionam como suporte para aplicação de medidas judiciais. Os pareceres emitidos, entre os quais sugerem medidas sociais e legais, são determinantes para definir o futuro destas crianças. As funções do profissional do Serviço Social estão voltadas na realização de estudos referentes à dinâmica familiar das crianças, como estratégia para adquirir informações sobre os contextos sociais que conduziram estas crianças à institucionalização. Com base nas informações e nas condições favoráveis, os procedimentos consistem no investimento em fortalecer os vínculos familiares com a finalidade do retorno destas crianças à suas famílias de origem. Caso contrário, quando as condições são desfavoráveis para manter as crianças vinculadas aos familiares, o trabalho do Serviço Social está voltado na elaboração de estudos de casos e pareceres que auxiliam na destituição do poder familiar, para que as crianças possam ter a oportunidade de conviverem com uma família substituta, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Psicologia
O trabalho do psicólogo em abrigo é uma das formas de atuação na área da Psicologia Institucional e deve acontecer em conjunto com as crianças, com a equipe disciplinar e os pais. O papel do Psicólogo é de suma importância dentro do abrigo, atuando em vários aspectos como, por exemplo, no acompanhamento e avaliação da criança e sua família, apontando as mudanças necessárias para a reinserção da criança no lar, mantendo o vinculo familiar, e dando o treinamento e suporte psicológico à equipe técnica.
Pedagogia
O Setor Pedagógico acompanha a vida escolar das crianças no abrigo, além de fazer uma intervenção sócio educacional mais precisa, atuando no planejamento e na preparação para o futuro profissional desses jovens. As atividades desenvolvidas têm como objetivos principais: sanar as dificuldades de aprendizagens dos alunos, especialmente na leitura e na escrita; elevar a autoestima dos alunos; corrigir as distorções idade-série de crianças e adolescentes; resgatar a identidade local, cultural e racial; conhecer e explorar a comunidade em que está inserida, ressaltando a importância do relacionamento social; estimular o protagonismo juvenil, através de ações socioeducativas.
Enfermagem
O Setor de Enfermagem vem promover qualidade no atendimento da assistência pueril/pediátrica, verificando o grau de desenvolvimento das nossas crianças, obedecendo a critérios para afastar doenças da idade. Nosso objetivo primordial é afastar a queda na qualidade de saúde das crianças, diagnosticando as doenças que, muitas vezes, detectadas e tratadas em uma fase mais precoce, diminui a sua gravidade e aumenta o bem-estar. Além da promoção da saúde com hábitos de higiene, temos um excelente controle vacinal, mantendo o calendário infantil sempre em dia, como também todas as crianças registradas no sistema único de saúde (SUS). Também são realizados exames regularmente, atentando sempre para o fluxograma de atenção à saúde.
Sala de Estudos
Percebendo a necessidade de ampliar a oferta de recursos que possam potencializar a aprendizagem das crianças acolhidas, foi criada no prédio administrativo uma sala de estudos. O local possui um pequeno acervo de livros didáticos e paradidáticos, computadores, jogos educativos, além de outros materiais para pesquisas e trabalhos escolares.